Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 30/10/2017 Hora: 09:03:08
Poesis Realiza oficina de Contação de Hístoria

Com objetivo de gerar reflexão sobre o papel do narrador oral, o poder da voz e os suportes que podem ajudar o contador em seu ofício, seja no palco, na praça ou em sala de aula, o governo municipal através da Divisão de Cultura e Turismo em parceria com a Poises, projeto da Secretaria de Estado da Cultura, realizaram no dia 28 de outubro no Teatro Municipal a oficina de Contação de Histórias através da proposta Narração Oral e Performance com o Ator e Agente Cultural Markito Alonso.
Inspirada no método da contadora canadense Arleen Thibault, a palestra ocorreu de forma interativa. Onde exercícios práticos, levaram os participantes a praticar e criar histórias. Na primeira parte fora sugerido um encontro com o próprio corpo para depois começar a pensar na emissão do ar e como as palavras são expressadas, logo após vem a apresentação do conto "A morte, a enxaqueca e a cólica" e o primeiro exercício é voltado para um jogo de memorização da história, aprendendo a entende-la, interpretá-la e transformá-la. Na sequência outra apresentações ocorre, inspirada no autor uruguaio Horacio Quiroga, neste exercício professores e educadores foram convidados a participar diretamente da história criando eles a sonoplastia em um jogo de descobertas sonoras e como elas pode potencializar a história e integrar o público durante a narração. Pensando na atividade do contador de histórias, as atividades realizadas durante a oficina, sugeriu formas de criação e memorização da história, além de técnicas corporais e a utilização de sonoridades como forma de amplificar a oralidade.
Aproximadamente oitenta professores participaram da oficina e que ao termino apresentaram um elevado grau de satisfação com o conteúdo abordado e com o resultado do aprendizado.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro



Enquete
Como ficou o site novo da Prefeitura ?